A alternativa está na CDU

<i>Marcha da Fome</i> em Sacavém

Acom­pa­nhada por Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente da Câ­mara de Loures, Inês Zuber, se­gunda can­di­data da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, par­ti­cipou quinta-feira na Marcha da Fome, em Sa­cavém, uma re­cri­ação das lutas tra­vadas a 8 e 9 de Maio contra os ra­ci­o­na­mentos e o envio de gé­neros ali­men­tí­cios para Ale­manha nazi, nas quais o PCP teve um papel de­ci­sivo.

De­fender o di­reito ina­li­e­nável à so­be­rania e in­de­pen­dência

Image 15891

«As greves de 8 e 9 de Maio cons­ti­tuíram uma gran­diosa, im­por­tante e sig­ni­fi­ca­tiva jor­nada de luta contra o fas­cismo. De­zenas de mi­lhares de ope­rá­rios e cam­po­neses da Re­gião de Lisboa e do Baixo Ri­ba­tejo res­pon­deram ao apelo do PCP para a con­cre­ti­zação de dois dias de greve “pelo pão e pelos gé­neros», lia-se num painel da ex­po­sição da Edi­to­rial Avante! pa­tente no local onde ter­minou a marcha. «Aos sa­lá­rios de mi­séria tinha-se jun­tado o açam­bar­ca­mento de gé­neros – en­ca­mi­nhados por Sa­lazar para a Ale­manha Nazi – e o mer­cado negro, o que pos­si­bi­litou o rá­pido e es­can­da­loso en­ri­que­ci­mento de al­guns à custa da fome e dos tra­ba­lha­dores», lembra o texto da ex­po­sição.
No texto dá-se ainda conta de que «as gran­di­osas jor­nadas de Julho-Agosto de 1943, re­cla­mando o pão e exi­gindo o au­mento de sa­lá­rios, for­ta­le­ceram a uni­dade da classe ope­rária, per­mi­tindo a iden­ti­fi­cação dos seus in­te­resses com a ac­ti­vi­dade dos co­mu­nistas».

De­fender os tra­ba­lha­dores

70 anos de­pois, junto ao Mo­nu­mento ao Tra­ba­lhador Ce­râ­mico, Inês Zuber frisou que no dia 25 de Maio «te­remos a opor­tu­ni­dade de honrar os nossos avós e pais que nessas greves de 1944 ar­ris­caram lutar por um fu­turo me­lhor», dando «mais força à CDU para, no PE e em Por­tugal, ter maior ca­pa­ci­dade para de­fender os in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e do País, para de­fender o di­reito ina­li­e­nável à so­be­rania e in­de­pen­dência, para abrirmos ca­minho a uma po­lí­tica, pa­trió­tica e de es­querda».
A pro­pó­sito da «saída limpa» anun­ciada pelo PSD/​CDS, a can­di­data in­formou que em Se­tembro «ater­rará uma nova missão de fis­ca­li­zação e ava­li­ação do FMI, do BCE e da Co­missão Eu­ro­peia» e que no dia 25 de Maio, dia das elei­ções, «a mesma troika, o mesmo FMI, o BCE e a Co­missão Eu­ro­peia, com Draghi, La­gard e Durão Bar­roso, pre­tendem re­a­lizar em Sintra uma con­fe­rência para afirmar e impor a po­lí­tica que nos tem em­pur­rado para a po­breza e que nos tem re­ti­rado di­reitos e con­quistas».
Por seu lado, Ber­nar­dino So­ares, re­fe­rindo-se àquele mo­mento do pas­sado, sa­li­entou que «mesmo nas con­di­ções mais di­fí­ceis é pos­sível lutar e é pos­sível ga­nhar», como acon­teceu nas elei­ções au­tár­quicas. «As­si­na­lamos este ani­ver­sário a olhar para o fu­turo, di­zendo que é pela luta que fa­zemos avançar o País», acen­tuou. «Temos que dizer a todos que a al­ter­na­tiva é a CDU, não é ficar em casa, não é votar em falsas ilu­sões de mu­dança, para con­ti­nuar a mesma po­lí­tica», disse ainda.

Image 15891

João Fer­reira em Viana do Cas­telo

Energia é sector es­tra­té­gico

No dia 8 de Maio, João Fer­reira des­locou-se a Viana do Cas­telo, onde teve a opor­tu­ni­dade de con­tactar com os tra­ba­lha­dores da Enercon, mul­ti­na­ci­onal alemã do sector da energia eó­lica, junto às ins­ta­la­ções da em­presa. A pre­sença do pri­meiro can­di­dato da Co­li­gação na­quele local tinha um duplo ob­jec­tivo: afirmar o com­pro­misso es­sen­cial com os tra­ba­lha­dores e os seus di­reitos e, por outro lado, a de­fesa in­tran­si­gente do sector ener­gé­tico para qual­quer pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento so­be­rano do País e, como tal, de ca­rácter pú­blico.
Nos úl­timos cinco anos, os de­pu­tados eleitos pela CDU no Par­la­mento Eu­ropeu foram in­can­sá­veis na de­núncia do ca­minho de­fen­dido pela UE para este sector, apos­tado na sua pri­va­ti­zação e «li­be­ra­li­zação» – o que, tra­du­zindo, sig­ni­fica apenas e só a sua en­trega a po­de­rosos mo­no­pó­lios eu­ro­peus. Foi pre­ci­sa­mente isto que su­cedeu no País, com a pri­va­ti­zação da REN, com­ba­tida pelo PCP e pelo PEV tanto nas ins­ti­tui­ções (na­ci­o­nais e eu­ro­peias) como fora delas.


 



Mais artigos de: Eleições PE

Confiança num projecto de<br> progresso e soberania

Con­fi­ança: não há me­lhor pa­lavra para des­crever o am­bi­ente que se viveu no grande co­mício da CDU que, na tarde de sá­bado, en­cheu por com­pleto o Co­liseu dos Re­creios, em Lisboa. Con­fi­ança num bom re­sul­tado nas elei­ções de 25 de Maio, é certo, mas so­bre­tudo no pro­jecto de pro­gresso e so­be­rania que a Co­li­gação propõe e cor­po­riza.

Com a CDU com toda a confiança

A campanha da CDU está na rua a abrir o caminho que – também a 25 de Maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu – permitirá chegar à alternativa patriótica e de esquerda de que o País precisa....

Mais votos e mais deputados<br> para prosseguir a luta

Iniciamos aqui, com este grandioso comício, a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu. Esta não é uma batalha secundária, uma batalha que possamos subestimar, muito menos num momento tão grave e preocupante como aquele que o nosso País...

Romper com o desastre<br>afirmar a alternativa

Aqui estamos nesta grandiosa iniciativa. Perante mais uma entusiasmante afirmação de confiança. Confiança no nosso trabalho. Confiança no valor das nossas propostas, na coerência ímpar de uma força inteiramente vinculada com a defesa dos...

Defender a produção nacional

João Fer­reira, o pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE), des­tacou esta se­gunda-feira, em Coimbra, o apoio da troika na­ci­onal à nova re­forma da PAC, que lesa os in­te­resses dos agri­cul­tores por­tu­gueses.

Recuperar direitos <br>e rendimentos

Na pas­sagem pelo dis­trito de San­tarém, no dia 9, João Fer­reira in­sistiu na ne­ces­si­dade de pre­parar a saída de Por­tugal do euro como forma de re­cu­perar ren­di­mentos e di­reitos rou­bados.

Travar o declínio económico

Só na re­gião de Se­túbal, 185 micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios (MPME) já ma­ni­fes­taram o seu apoio à lista da CDU para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE).

A mentira «limpa»

A CDU pro­move no sá­bado, 17, uma jor­nada na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento sobre as men­tiras e mis­ti­fi­ca­ções em torno da ale­gada «saída limpa» do pacto de agressão.

Troika a 25 de Maio <br>é inaceitável

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), endereçou na sexta-feira, dia 9, um protesto ao presidente da Comissão Europeia (CE), sobre a realização, em Sintra, da conferência intitulada «Política...

CDU no Algarve

Anteontem, João Ferreira, primeiro candidato da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), e Paulo Sá, também candidato, participaram em diversas iniciativas no Algarve. Acompanhados por Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do PCP, e Manuela...

Debate sobre a Escola Pública

No âmbito das VI Jornadas Autárquicas da CDU de Torres Novas, decorreu no dia 6, no bar do Estúdio Alfa, mais uma sessão das «Conversas de Abril», desta vez sobre a Escola Pública, que foi moderada por Cristina Tomé, dirigente sindical e da Comissão Concelhia...

Apoiamos a candidatura da CDU

Adolfo Freitas -  Dirigente do Sindicato da Hotelaria e Similares da RA da Madeira Alain Vachier - Produtor de espectáculos Ana Biscaia - Designer, ilustradora – prémio nacional de ilustração em 2013...